Comprar o imóvel próprio é um dos momentos mais emocionantes da vida, mas essa jornada envolve várias decisões importantes para garantir qualidade, conforto e beleza na nova moradia. Uma dessas decisões é sobre a contratação de profissionais especializados, e muitas pessoas se perguntam: devo contratar um arquiteto ou um designer de interiores?
O que faz um arquiteto?
O arquiteto é responsável pelo planejamento, revisão e supervisão da construção de um imóvel. Seu objetivo principal é entregar uma estrutura sólida, funcional e esteticamente agradável. Graças à sua formação técnica, o arquiteto lida com aspectos como a rede elétrica, hidráulica e a metragem dos ambientes.
O arquiteto também pode cuidar de elementos criativos e funcionais, como a disposição dos cômodos e detalhes da fachada, e alguns arquitetos ainda realizam funções de designer de interiores, dependendo de sua experiência ou especialização.
Portanto, as principais atribuições de um arquiteto são:
– Criar um plano de obra, propor ideias e apresentar orçamentos;
– Analisar e alinhar as necessidades do cliente com o projeto;
– Desenvolver sistemas estruturais e aplicar tecnologias para melhorar a construção;
– Assumir a responsabilidade técnica do projeto, garantindo a conformidade com regulamentos;
– Visitar o local da construção para verificar a execução do projeto;
– Colaborar com construtores, empreiteiros e engenheiros para garantir a eficiência do projeto.
E o designer de interiores?
O designer de interiores foca na parte criativa do projeto, trabalhando na construção ou renovação dos espaços internos. Seu objetivo é criar ambientes que proporcionem bem-estar, qualidade de vida, conforto e estilo, sempre acompanhando as tendências e inovações do setor.
Esse profissional atua em acabamentos, escolha de cores, iluminação, decoração, mobiliário, jardins internos e ventilação natural.
Embora o designer de interiores possa fazer modificações internas nos ambientes, ele não pode assinar projetos arquitetônicos ou realizar reformas estruturais, atividades que são exclusivas do arquiteto.
Suas principais funções são:
– Desenvolver um plano de projeto baseado nas conversas com o cliente;
– Compreender as necessidades e estilo de vida do cliente e incorporá-los ao projeto;
– Apresentar orçamentos e ajustá-los conforme necessário;
– Indicar profissionais e materiais para a execução do projeto;
Qual a melhor escolha?
Para escolher entre um e outro, há três fatores principais para considerar: a necessidade do cliente, suas preferências e a etapa da obra.
Se o foco é em modificações estéticas ou superficiais, sem alterações estruturais, e o imóvel já está finalizado, o designer de interiores é a escolha certa.
Agora, se a obra está em fase inicial, exige mudanças no projeto original ou ampliações, o arquiteto é o profissional adequado.
E lembre-se: um imóvel bem decorado e confortável é fundamental para criar um lar aconchegante e personalizado!
Gran Duo Prime: tudo que você precisa em um único lugar!
Se tem um lugar que consegue juntar tudo que há de mais moderno e sustentável em construção civil, esse lugar é o Gran Duo Prime!
Aqui, você encontra unidades com dois ou três dormitórios, todos com terraço grill e metragem total que varia de 50m² a 60m². Além disso, o condomínio conta com um espaço comum completo, com inúmeras opções de lazer para toda a família, sala para coworking e home office, e espaço fitness.
E não para por aí! Entre em contato conosco e confira tudo que o Gran Duo tem para você e sua família!